AS
PRÁTICAS PARENTAIS POSSUEM UMA FUNÇÃO PRIMORDIAL NO DESENVOLVIMENTO DAS
CRIANÇAS E UMA ESTREITA RELAÇÃO COM OS SEUS REPERTÓRIOS
COMPORTAMENTAIS. O PRESENTE ESTUDO PRETENDEU DESCREVER, COMPARAR E
CORRELACIONAR AS PRÁTICAS PARENTAIS DE MÃES DE BEBÊS DE ATÉ 12 MESES DE
IDADE, COM AS VARIÁVEIS: IDADE E A ESCOLARIDADE DA MATERNA, SEXO E A
IDADE DO BEBÊ. O ESTUDO FOI REALIZADO COM 250 MÃES DE BEBÊS DE 0 A 12
MESES. FOI APLICADO O INVENTÁRIO DE ESTILOS PARENTAIS PARA MÃES DE BEBÊS
(IEPMB) (ADAPTADO DE GOMIDE, 2006). A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA NO
CENTRO DE PSICOLOGIA APLICADA, DA UNESP, CAMPUS DE BAURU. OS RESULTADOS
REVELARAM QUE AS MÃES UTILIZAM-SE COM FREQÜÊNCIA DA PRÁTICA PARENTAL
POSITIVA MONITORIA POSITIVA, NO ENTANTO AS PRÁTICAS NEGATIVAS, TAMBÉM
SÃO PRESENTES NO REPERTÓRIO DAS PARTICIPANTES, PRINCIPALMENTE A PRÁTICA
DISCIPLINA RELAXADA. COMO A MAIORIA DAS PRÁTICAS NEGATIVAS AINDA NÃO SÃO
FREQÜENTES NO REPERTÓRIO COMPORTAMENTAL DAS MÃES, ESTA FASE SERIA
PORTANTO, UM ÓTIMO MOMENTO PARA A REALIZAÇÃO DE INTERVENÇÕES
PREVENTIVAS. AO COMPARAR AS PRÁTICAS DE ACORDO COM O SEXO DO BEBÊ, FOI
VERIFICADA DIFERENÇA SIGNIFICATIVA PARA A PRÁTICA MONITORIA POSITIVA,
MAIS UTILIZADA PELAS MÃES DE MENINAS. ESSE RESULTADO DEMONSTRA, QUE
DIFERENÇAS NAS PRÁTICAS PARENTAIS RELACIONADAS AO SEXO DA CRIANÇA, PODEM
SER OBSERVADAS DESDE AS PRIMEIRAS RELAÇÕES QUE AS MÃES ESTABELECEM COM
SEUS BEBÊS. ANALISANDO A IDADE DO BEBÊ VERIFICOU-SE DIFERENÇA
SIGNIFICATIVA ENTRE MÃES DE BEBÊS MAIS NOVOS E MÃES DE BEBÊS MAIS VELHOS
PARA A PRÁTICA MONITORIA POSITIVA, PUNIÇÃO INCONSISTENTE E NA SOMATÓRIA
DAS PRÁTICAS NEGATIVAS, QUE SÃO MAIS UTILIZADAS MÃES DE BEBÊS DE SETE A
12 MESES DE IDADE. QUANDO OS BEBÊS SÃO MAIS VELHOS AS MÃES UTILIZAM-SE
MAIS DAS PRÁTICAS PARENTAIS POSITIVAS, E POR OUTRO LADO PASSAM A
UTILIZAR MAIS ALGUMAS PRÁTICAS PARENTAIS NEGATIVAS. FORAM VERIFICADAS
DIFERENÇAS SIGNIFICATIVAS ENTRE MÃES ADOLESCENTES E ADULTAS NA PRÁTICA
MONITORIA POSITIVA, QUE É MAIS UTILIZADA PELAS MÃES ADULTAS. COM RELAÇÃO
À ESCOLARIDADE MATERNA FOI VERIFICADA CORRELAÇÃO SIGNIFICATIVA POSITIVA
NA PRÁTICA MONITORIA POSITIVA, E CORRELAÇÃO SIGNIFICATIVA NEGATIVA NAS
PRÁTICAS DISCIPLINA RELAXADA, PUNIÇÃO INCONSISTENTE E NA SOMATÓRIA DAS
PRÁTICAS NEGATIVAS, DEMONSTRANDO QUE QUANTO MAIOR A ESCOLARIDADE MATERNA
MELHORES SÃO AS PRÁTICAS PARENTAIS UTILIZADAS PELAS MÃES. OS RESULTADOS
INDICAM RELAÇÕES ENTRE AS VARIÁVEIS PESQUISADAS E AS PRÁTICAS
PARENTAIS, E CONTRIBUEM PARA UM MAIOR ENTENDIMENTO DAS PRÁTICAS
PARENTAIS DE MÃES DE BEBÊS.
Veja tese completa(arquivo pdf)no link abaixo:
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