domingo, 21 de outubro de 2012

Prêmio de melhor trabalho na categoria Mestrado da Sociedade Brasileira de Psicologia!

Resumo Original (PT):

AS PRÁTICAS PARENTAIS POSSUEM UMA FUNÇÃO PRIMORDIAL NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS E UMA ESTREITA RELAÇÃO COM OS SEUS REPERTÓRIOS COMPORTAMENTAIS. O PRESENTE ESTUDO PRETENDEU DESCREVER, COMPARAR E CORRELACIONAR AS PRÁTICAS PARENTAIS DE MÃES DE BEBÊS DE ATÉ 12 MESES DE IDADE, COM AS VARIÁVEIS: IDADE E A ESCOLARIDADE DA MATERNA, SEXO E A IDADE DO BEBÊ. O ESTUDO FOI REALIZADO COM 250 MÃES DE BEBÊS DE 0 A 12 MESES. FOI APLICADO O INVENTÁRIO DE ESTILOS PARENTAIS PARA MÃES DE BEBÊS (IEPMB) (ADAPTADO DE GOMIDE, 2006). A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA NO CENTRO DE PSICOLOGIA APLICADA, DA UNESP, CAMPUS DE BAURU. OS RESULTADOS REVELARAM QUE AS MÃES UTILIZAM-SE COM FREQÜÊNCIA DA PRÁTICA PARENTAL POSITIVA MONITORIA POSITIVA, NO ENTANTO AS PRÁTICAS NEGATIVAS, TAMBÉM SÃO PRESENTES NO REPERTÓRIO DAS PARTICIPANTES, PRINCIPALMENTE A PRÁTICA DISCIPLINA RELAXADA. COMO A MAIORIA DAS PRÁTICAS NEGATIVAS AINDA NÃO SÃO FREQÜENTES NO REPERTÓRIO COMPORTAMENTAL DAS MÃES, ESTA FASE SERIA PORTANTO, UM ÓTIMO MOMENTO PARA A REALIZAÇÃO DE INTERVENÇÕES PREVENTIVAS. AO COMPARAR AS PRÁTICAS DE ACORDO COM O SEXO DO BEBÊ, FOI VERIFICADA DIFERENÇA SIGNIFICATIVA PARA A PRÁTICA MONITORIA POSITIVA, MAIS UTILIZADA PELAS MÃES DE MENINAS. ESSE RESULTADO DEMONSTRA, QUE DIFERENÇAS NAS PRÁTICAS PARENTAIS RELACIONADAS AO SEXO DA CRIANÇA, PODEM SER OBSERVADAS DESDE AS PRIMEIRAS RELAÇÕES QUE AS MÃES ESTABELECEM COM SEUS BEBÊS. ANALISANDO A IDADE DO BEBÊ VERIFICOU-SE DIFERENÇA SIGNIFICATIVA ENTRE MÃES DE BEBÊS MAIS NOVOS E MÃES DE BEBÊS MAIS VELHOS PARA A PRÁTICA MONITORIA POSITIVA, PUNIÇÃO INCONSISTENTE E NA SOMATÓRIA DAS PRÁTICAS NEGATIVAS, QUE SÃO MAIS UTILIZADAS MÃES DE BEBÊS DE SETE A 12 MESES DE IDADE. QUANDO OS BEBÊS SÃO MAIS VELHOS AS MÃES UTILIZAM-SE MAIS DAS PRÁTICAS PARENTAIS POSITIVAS, E POR OUTRO LADO PASSAM A UTILIZAR MAIS ALGUMAS PRÁTICAS PARENTAIS NEGATIVAS. FORAM VERIFICADAS DIFERENÇAS SIGNIFICATIVAS ENTRE MÃES ADOLESCENTES E ADULTAS NA PRÁTICA MONITORIA POSITIVA, QUE É MAIS UTILIZADA PELAS MÃES ADULTAS. COM RELAÇÃO À ESCOLARIDADE MATERNA FOI VERIFICADA CORRELAÇÃO SIGNIFICATIVA POSITIVA NA PRÁTICA MONITORIA POSITIVA, E CORRELAÇÃO SIGNIFICATIVA NEGATIVA NAS PRÁTICAS DISCIPLINA RELAXADA, PUNIÇÃO INCONSISTENTE E NA SOMATÓRIA DAS PRÁTICAS NEGATIVAS, DEMONSTRANDO QUE QUANTO MAIOR A ESCOLARIDADE MATERNA MELHORES SÃO AS PRÁTICAS PARENTAIS UTILIZADAS PELAS MÃES. OS RESULTADOS INDICAM RELAÇÕES ENTRE AS VARIÁVEIS PESQUISADAS E AS PRÁTICAS PARENTAIS, E CONTRIBUEM PARA UM MAIOR ENTENDIMENTO DAS PRÁTICAS PARENTAIS DE MÃES DE BEBÊS.
Veja tese completa(arquivo pdf)no link abaixo:
 


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