quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Núcleo Central do Parque Tecnológico SP Jaguaré:O complexo será instalado junto ao maior polo de Ciência e Tecnologia da América Latina (USP, IPT, IPEN e Butantan).

Nesta quarta-feira (16/01), o Governador Geraldo Alckmin e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia em exercício, Luiz Carlos Quadrelli, deram autorização para o início das obras de adequação e reforma do Núcleo Central do Parque Tecnológico SP Jaguaré. O complexo será instalado no entorno da Avenida Engenheiro Billings, junto ao maior polo de Ciência e Tecnologia da América Latina (USP, IPT, IPEN e Butantan), localizado na zona oeste da capital. Ele será voltado aos setores de Tecnologia da Informação e Comunicação, Saúde, Nanotecnologia, Novos Fármacos e Centro de P&D em acessibilidade, usabilidade e comunicabilidade para pessoas com deficiências e outros. O empreendimento será reformado pela Incorplan Engenharia LTDA, empresa vencedora da licitação.

De acordo com Quadrelli, o Parque estimulará o surgimento, desenvolvimento e a competitividade de empresas com atividades voltadas para o conhecimento e inovação tecnológica. “O local promoverá a interação entre instituições de pesquisas, universidades e empresas, que serão captadas pela entidade gestora do parque tecnológico. Ele também será um piloto para a promoção de uma renovação urbana sustentável na região e contribuirá ainda mais para o desenvolvimento econômico, atração de investimentos e geração de emprego e renda em São Paulo”, acrescenta. O terreno onde será instalado o Núcleo Central tem área de 46 mil m² e receberá as primeiras adequações no valor R$ 15,7 milhões. O prédio contará com instalações para abrigar empresas, centros de inovação, escritórios de entidades financiadoras de projetos, serviços de administração, apoio e áreas para eventos, com auditórios e espaços para exposições. A previsão é que a obra seja entregue em até 10 meses.

Sobre o Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec)
Criado em 2006, o SPTec oferece apoio e suporte aos parques tecnológicos, com o objetivo de atrair investimentos e gerar novas empresas intensivas em conhecimento ou de base tecnológica, que promovam o desenvolvimento econômico, científico e sustentável do Estado. No Estado de São Paulo, existem 28 iniciativas para implantação de Parques Tecnológicos, sendo: cinco (5) com credenciamento definitivo no Sistema (São José dos Campos, Sorocaba, Ribeirão Preto, Santos e Piracicaba); 14 com credenciamento provisório (Araçatuba, Barretos, Botucatu, Campinas (três iniciativas: Polo de Pesquisa e Inovação da Unicamp, CPqD e CTI-TEC), Ilha Solteira, Santo André, São Carlos (duas iniciativas: ParqTec e Eco Tecnológico), São José do Rio Preto, São Paulo (duas iniciativas: Jaguaré e Zona Leste) e Univap-São José dos Campos e nove em estudos (Campinas - Ciatec, Rio Claro, Americana, Santa Bárbara D’Oeste, Grande ABC, Guarulhos, Jundiaí, Pirassununga e Bauru).

Incentivos estaduais
As empresas que se instalarem em parques tecnológicos do SPTec, que possuem credenciamento definitivo, poderão participar do programa estadual de incentivos fiscais, chamado Pró-Parques. Instituições de apoio e empresas de base tecnológica poderão utilizar créditos acumulados de ICMS ou diferir o imposto para pagamento de bens e mercadorias a serem utilizados na realização de investimentos e no pagamento de ICMS relativo à importação de bens destinados ao ativo imobilizado.

Como fazer parte do SPTec
Para fazer parte do SPTec, a prefeitura ou a entidade gestora do parque tecnológico deve encaminhar um ofício à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT) e solicitar sua inclusão no sistema. Após a aprovação dos documentos, o credenciamento é efetuado por meio de uma resolução válida por dois anos. Para a obtenção do credenciamento provisório no sistema, o interessado (deve enviar à SDECT: comprovação de propriedade de uma área de no mínimo 200 mil m²; documento manifestando o apoio à implantação do parque subscrito por empresas locais, bem como centros e instituições de ensino e pesquisa; apresentação de projeto básico do empreendimento, contendo o esboço do projeto urbanístico e estudos prévios de viabilidade econômica, financeira e técnico-científica e a apresentação de requerimento por parte da pessoa jurídica justificando o pleito. 
Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário