Realizando um sonho antigo de trabalhar com produtos
da flora brasileira, Ulisses Sabará, presidente da divisão Health &
Personal Care da Beraca, hoje comanda a divisão que fabrica e fornece
insumos da Amazônia e de outros biomas para a indústria cosmética
mundial.
Fundada em 1956 por Ubirajara Sabará, pai de Ulisses, a Beraca nasceu como distribuidora de produtos químicos. “Após a morte de meu pai, meu irmão e eu assumimos o negócio, que era focado no tratamento de água e esgoto. Passamos por muitos períodos turbulentos até percebermos que, para continuar no mercado, era preciso diversificar.”
Foi durante uma viagem à Europa, em uma missão empresarial, que Sabará recebeu a proposta para plantar jojoba no Piauí. Ele percebeu que o plantio não era possível, mas existia a possibilidade de distribuir o óleo de jojoba que vinha do México no mercado cosmético brasileiro. “Foi então que começou a diversificação do negócio.”
Tempos depois, ele conheceu um fornecedor alemão que trabalhava com outros 50 tipos de óleo. “Aproveitando a onda de produtos naturais, fiz parcerias com ele e passei a ter mais de 50 tipos de óleo para trabalhar.” A partir daí, Sabará percebeu que poderia realizar o sonho que teve em 1976, durante um cruzeiro para a Amazônia, de trabalhar com os produtos da região. No ano 2000, comprou parte de uma fábrica que já produzia diversos produtos naturais e passou a vender para grandes indústrias. Hoje, a empresa tem 27 distribuidores em 40 países.
No ano passado, a divisão cosmética da Beraca cresceu 25,4%, e a perspectiva é de avançar 30% neste ano. A indústria de cosmético cresce em torno de 8% ao ano no Brasil. Somadas as quatro divisões – tratamento de água, alimentos, nutrição animal e cosmética –, a empresa cresceu 15% em 2012. “Até 2010, investimos, e agora começamos a colher os frutos”, diz o presidente.
A Beraca faturou cerca de R$ 138 milhões em 2012 e pretende atingir R$ 165 milhões neste ano. Sabará acredita que parte do sucesso é devido ao trabalho sócio-ambiental feito pela empresa. “Trabalhamos com um modelo econômico mais justo. A Beraca hoje é uma ponte entre a cadeia de comunidades e cooperativas que trabalham com produtos naturais de maneira sustentável e orgânica”. Segundo ele, este é o modelo do ganha-ganha. “Sucesso não é só ganhar dinheiro, é criar relações sustentáveis com as pessoas”, acredita.
Fonte: Edilaine Felix ,Jornal O Estado de São Paulo,18 de fevereiro de 2013
Fundada em 1956 por Ubirajara Sabará, pai de Ulisses, a Beraca nasceu como distribuidora de produtos químicos. “Após a morte de meu pai, meu irmão e eu assumimos o negócio, que era focado no tratamento de água e esgoto. Passamos por muitos períodos turbulentos até percebermos que, para continuar no mercado, era preciso diversificar.”
Foi durante uma viagem à Europa, em uma missão empresarial, que Sabará recebeu a proposta para plantar jojoba no Piauí. Ele percebeu que o plantio não era possível, mas existia a possibilidade de distribuir o óleo de jojoba que vinha do México no mercado cosmético brasileiro. “Foi então que começou a diversificação do negócio.”
Tempos depois, ele conheceu um fornecedor alemão que trabalhava com outros 50 tipos de óleo. “Aproveitando a onda de produtos naturais, fiz parcerias com ele e passei a ter mais de 50 tipos de óleo para trabalhar.” A partir daí, Sabará percebeu que poderia realizar o sonho que teve em 1976, durante um cruzeiro para a Amazônia, de trabalhar com os produtos da região. No ano 2000, comprou parte de uma fábrica que já produzia diversos produtos naturais e passou a vender para grandes indústrias. Hoje, a empresa tem 27 distribuidores em 40 países.
No ano passado, a divisão cosmética da Beraca cresceu 25,4%, e a perspectiva é de avançar 30% neste ano. A indústria de cosmético cresce em torno de 8% ao ano no Brasil. Somadas as quatro divisões – tratamento de água, alimentos, nutrição animal e cosmética –, a empresa cresceu 15% em 2012. “Até 2010, investimos, e agora começamos a colher os frutos”, diz o presidente.
A Beraca faturou cerca de R$ 138 milhões em 2012 e pretende atingir R$ 165 milhões neste ano. Sabará acredita que parte do sucesso é devido ao trabalho sócio-ambiental feito pela empresa. “Trabalhamos com um modelo econômico mais justo. A Beraca hoje é uma ponte entre a cadeia de comunidades e cooperativas que trabalham com produtos naturais de maneira sustentável e orgânica”. Segundo ele, este é o modelo do ganha-ganha. “Sucesso não é só ganhar dinheiro, é criar relações sustentáveis com as pessoas”, acredita.
Fonte: Edilaine Felix ,Jornal O Estado de São Paulo,18 de fevereiro de 2013
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