domingo, 3 de março de 2013

Educação Comparada e Novas Abordagens na Formação Docente”.



A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO, realizará no dia 19 de março de 2013, no Auditório do Edifício Sede da CAPES, o Seminário Internacional “Educação Comparada e Novas Abordagens na Formação Docente”.
O Seminário tem como objetivo principal debater as conquistas e os desafios da formação de docentes, através da análise de experiências internacionais na área de educação, assim como debater a Educação Comparada no contexto das   necessidades de aperfeiçoamento de professores da educação básica.
O evento contará com a presença de grandes especialistas nacionais e internacionais que discutirão em profundidade temas como a formação de professores no Brasil, nos Estados Unidos e na União Europeia e a importância e os limites da educação comparada na formação de professores.  Será adotada a dinâmica de mesas- redondas, coordenadas para dialogar, compreender e socializar experiências e reflexões  sobre os avanços conceituais  da educação comparanda  e os impasses e desafios do “empréstimo de idéias”.
O Seminário converge para um momento crucial  da história da educação no Brasil em termos de investimento na formação inicial e continuada dos dois milhões de professores da educação básica, que pode se beneficiar de estudos internacionais  comparados, de modo a subsidiar o processo de renovação já amplamente institucionalizado pela Capes em programas de pós-graduação  no país e no exterior.

Este esforço em reunir expertise no assunto e sensibilizar quanto à relevância do tema culmina  com o  lançamento do livro “Educação Comparada – Panorama Internacional e Perspectivas”, organizado pelo Prof. Robert Cowen da Universidade de Londres e Prof. Andreas Kazamias da Universidade de Wisconsin-Madison, obra que analisa criticamente os desafios desse campo de estudos e suas perspectivas para o futuro.

As inscrições são gratuitas e estarão abertas até o dia 17 de março. 



’’Educação Comparada: panorama internacional e perspectivas’’, organizado por Robert Cowen e Andreas Kazamias

Os dois volumes desta obra discutem os debates e os  trabalhos acadêmicos que estão sendo desenvolvidos, ou que já foram concluídos,  na área de estudo chamada educação comparada. Os volumes argumentam que aquilo que é considerado “boa” educação comparada tem mudado ao longo do tempo. Analisam as agendas acadêmicas mutáveis, as perspectivas de atenção em transformação e as diferentes linguagens acadêmicas utilizadas para construir educação comparada. Mostram as maneiras pelas quais a educação comparada responde às mutantes políticas e econômicas de eventos reais no mundo, assim como às correntes intelectuais que são fortes em tempos e locais específicos. Em consequência, diversas educações comparadas podem ser identificadas, tanto em um momento específico quanto ao longo do tempo. Essa  área de conhecimento, como outras, está mudando com as novas leituras do mundo que emergem atualmente. Portanto, este é um relato de como um campo de estudo foi, é e está sendo considerado dentro das políticas de seu tempo.

O Volume I analisa, principalmente, a construção de uma educação comparada nos séculos XIX e XX.  O Volume 2 mostra quão vigoroso é o campo hoje, dentro das novas políticas da atualidade. A primeira seção da obra é sobre a história do campo de estudos. As últimas duas seções tratam do futuro.   As seções intermediárias analisam a relação entre a educação e (a) formações políticas, (b) industrialização e sistemas econômicos, (c) o global, o inter-nacional e o local, (d) o pós-colonialismo, (e) os padrões culturais, conhecimento e pedagogias.

Esta obra é uma importante declaração da condição de um campo; não é uma declaração por modismo. O futuro da educação comparada é tratado, especialmente no Volume 2, sem a convicção precipitada de que o futuro tem a ver com o choque de civilizações; ou de que o futuro seja mais globalizado; ou de que é necessário apenas melhor entendimento de uma perspectiva intelectual. Este livro é produzido em um momento crucial da história dessa área do conhecimento e deixa em aberto seu futuro, oferecendo uma ampla diversidade de maneiras para falar sobre esse futuro.

Eu, Ronaldo Mota, em nome do Comitê Organizador CAPES/UNESCO e do casal Maria e Bob Cowen, tenho o prazer de enviar-lhe o convite para evento na CAPES no qual sou debatedor do livro a ser lançado.





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