A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES),
em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a
Cultura - UNESCO, realizará no dia 19 de março de 2013, no Auditório do
Edifício Sede da CAPES, o Seminário Internacional “Educação Comparada e Novas
Abordagens na Formação Docente”.
O Seminário tem como objetivo principal debater as conquistas e os
desafios da formação de docentes, através da análise de experiências
internacionais na área de educação, assim como debater a Educação Comparada no
contexto das necessidades de aperfeiçoamento de professores
da educação básica.
O evento contará com a presença de grandes especialistas nacionais e
internacionais que discutirão em profundidade temas como a formação de
professores no Brasil, nos Estados Unidos e na União Europeia e a importância e
os limites da educação comparada na formação de professores. Será adotada a dinâmica de mesas- redondas,
coordenadas para dialogar, compreender e socializar experiências e reflexões sobre os avanços conceituais da educação comparanda e os impasses e desafios do “empréstimo de
idéias”.
O
Seminário converge para um momento crucial
da história da educação no Brasil em termos de investimento na formação
inicial e continuada dos dois milhões de professores da educação básica, que
pode se beneficiar de estudos internacionais
comparados, de modo a subsidiar o processo de renovação já amplamente
institucionalizado pela Capes em programas de pós-graduação no país e no exterior.
Este
esforço em reunir expertise no assunto e sensibilizar quanto à relevância do
tema culmina com o lançamento do livro “Educação Comparada –
Panorama Internacional e Perspectivas”, organizado pelo Prof. Robert Cowen da
Universidade de Londres e Prof. Andreas Kazamias da Universidade de
Wisconsin-Madison, obra que analisa criticamente os desafios desse campo de
estudos e suas perspectivas para o futuro.
’’Educação Comparada: panorama
internacional e perspectivas’’, organizado por Robert Cowen e Andreas
Kazamias
Os dois volumes desta obra discutem os debates e os trabalhos acadêmicos que estão sendo
desenvolvidos, ou que já foram concluídos,
na área de estudo chamada educação comparada. Os volumes argumentam que
aquilo que é considerado “boa” educação comparada tem mudado ao longo do tempo.
Analisam as agendas acadêmicas mutáveis, as perspectivas de atenção em
transformação e as diferentes linguagens acadêmicas utilizadas para construir
educação comparada. Mostram as maneiras pelas quais a educação comparada
responde às mutantes políticas e econômicas de eventos reais no mundo, assim
como às correntes intelectuais que são fortes em tempos e locais específicos.
Em consequência, diversas educações comparadas podem ser identificadas, tanto
em um momento específico quanto ao longo do tempo. Essa área de conhecimento, como outras, está
mudando com as novas leituras do mundo que emergem atualmente. Portanto, este é
um relato de como um campo de estudo foi, é e está sendo considerado dentro das
políticas de seu tempo.
O Volume I analisa, principalmente, a construção de uma educação
comparada nos séculos XIX e XX. O Volume
2 mostra quão vigoroso é o campo hoje, dentro das novas políticas da
atualidade. A primeira seção da obra é sobre a história do campo de estudos. As
últimas duas seções tratam do futuro. As seções intermediárias analisam a relação
entre a educação e (a) formações políticas, (b) industrialização e sistemas
econômicos, (c) o global, o inter-nacional e o local, (d) o pós-colonialismo,
(e) os padrões culturais, conhecimento e pedagogias.
Esta obra é uma importante declaração da condição de um campo; não é uma
declaração por modismo. O futuro da educação comparada é tratado, especialmente
no Volume 2, sem a convicção precipitada de que o futuro tem a ver com o choque
de civilizações; ou de que o futuro seja mais globalizado; ou de que é
necessário apenas melhor entendimento de uma perspectiva intelectual. Este
livro é produzido em um momento crucial da história dessa área do conhecimento e
deixa em aberto seu futuro, oferecendo uma ampla diversidade de maneiras para
falar sobre esse futuro.
Eu, Ronaldo Mota, em nome do Comitê Organizador CAPES/UNESCO e do casal Maria e Bob Cowen,
tenho o prazer de enviar-lhe o convite para evento na CAPES no qual sou
debatedor do livro a ser lançado.
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