segunda-feira, 29 de julho de 2013

Hoje 29 de julho a NASA completa 55 anos!




Em seus 55 anos, não faltam exemplos de projetos de sucesso lançados ao espaço. Entre eles, as sondas Voyager ultrapassaram as três décadas de lançamento e se aproximam do fim do sistema solar, na heliopausa, ainda transmitindo dados à Terra. A Estação Espacial Internacional, nascida da parceria com a comunidade internacional, hoje está em sua 37ª expedição, sempre destacando a pesquisa científica em ambiente de microgravidade.

 Outros  projetos da NASA  são o telescópio espacial Hubble e os robôs de exploração de Marte. O Hubble, por estar acima da atmosfera, revelou detalhes do universo que não conhecíamos e ainda vem surpreendendo depois de mais de 20 anos.Os robôs Spirit e o Opportunity, que passearam por Marte por 10 anos e traçaram o caminho para o último robô, o Curiosity. "Hoje sabemos muito mais sobre o passado de Marte e podemos planejar com os dados obtidos uma ida tripulada ao planeta.

Criada por lei em 29 de julho de 1958, a Nasa começa, na verdade, em 4 de outubro de 1957, data em que a então União Soviética deu início à série Sputnik de satélites artificiais. Em meio à Guerra Fria, o revés na corrida espacial significava muito mais do que avanços científicos. Até a assinatura final do presidente Dwight D. Eisenhower, sucederam-se debates sobre o formato do novo órgão, mas a sua criação era um caminho sem volta. O objetivo? A expansão do conhecimento humano sobre os fenômenos na atmosfera e no espaço.E vencer o inimigo!

Desde a sua criação em 1958, a NASA realizou muitas grandes feitos científicos e tecnológicos no ar e no espaço. NASA continua a ser uma  liderança na investigação científica e no estimulo ao interesse público na exploração aeroespacial, bem como na ciência e a tecnologia em geral. Talvez o mais importante, a exploração do espaço nos ensinou a ver a Terra, nós mesmos e o universo de uma maneira nova. Enquanto as realizações técnicas e científicas enormes da NASA demonstram vividamente que os humanos podem alcançar feitos anteriormente inconcebíveis, também podemos ter a percepção de que a Terra é apenas um "pequeno ponto" no cosmos.E os humanos...


A agência espacial americana (NASA) divulgou  uma foto espetacular da Terra e da Lua tirada de um ponto de vista inédito, perto de Saturno e de seus anéis, uma imagem única e rara.A foto colorida foi tirada pela sonda Cassini a 1,4 bilhão de quilômetros da Terra, segundo a NASA.A esta distância, apesar de os anéis de Saturno serem bem reconhecíveis, a Terra é apenas um pequeno ponto de luz ao fundo.Veja a seta  indicando a Terra.





Veja mais detalhes da história da NASA  no link abaixo:

http://history.nasa.gov/factsheet.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário