Os professores têm nas mãos as chaves para um futuro melhor para todos. Eles inspiram, desafiam e empoderam cidadãos do mundo inovadores e responsáveis. Eles fazem as crianças frequentarem a escola e as mantêm lá, além de ajudá-las a aprender. Todos os dias, eles ajudam a construir sociedades do conhecimento inclusivas, das quais precisamos para o amanhã e para o século à nossa frente. Neste Dia Mundial dos Professores, juntamos forças para agradecer aos professores e fazer um apelo para termos mais desses profissionais, bem como melhor treinamento e mais apoio a eles.
Nada pode substituir um bom professor. As evidências mostram
que os professores, seus conhecimentos profissionais e suas habilidades são o
fator mais importante para a educação de qualidade. Isso requer uma sólida
formação inicial e o treinamento profissional contínuo para melhorar os
resultados de seus desempenhos e aprendizagens. Nós sabemos disto e, ainda
assim, muito frequentemente, os professores continuam subqualificados e mal
remunerados, com baixo prestígio de seu status e excluídos das questões sobre
políticas educacionais e das decisões que os interessam e os afetam.
Além disso, hoje eles são muito poucos. Em âmbito global,
devem ser recrutados cerca de 5,24 milhões de professores para atingir o
objetivo da educação fundamental universal até 2015 – 1,58 milhão de novas
contratações e 3,66 milhões de substituições daqueles que abandonam a profissão.
O desafio vai além dos números – mais professores deve significar melhor
qualidade de aprendizagem, por meio de treinamento e apoio adequados.
Isso é essencial para garantir o direito de todos os
aprendizes à educação de qualidade – especialmente para atingir os 57 milhões
de crianças com idade para frequentar a escola primária que estão hoje fora da
escola. Na velocidade atual, estimamos que 49% dessas crianças nunca entrarão
na escola, enquanto que 28% começarão a frequentá-la tardiamente – 54% delas
são meninas. Igualmente preocupante é o baixo nível de aprendizagem. Estima-se
que 250 milhões de crianças não sabem ler nem escrever quando atingem a idade
para frequentar a 4ª série.
Aproximadamente metade dessas crianças está na escola. A
crise da aprendizagem e do acesso à educação deve ser tratada urgentemente.
Não é possível aprender sem professores valorizados,
responsáveis, profissionais, bem treinados e bem apoiados. Os professores são a
solução principal para a crise da aprendizagem e, ainda assim, muitos são mal
treinados e mal apoiados – frequentemente alijados das decisões políticas que
os afetam. Eles são o elemento principal de ambientes de aprendizagem seguros e
solidários, mas muitos deles ainda ensinam em circunstâncias de extrema dificuldade,
em emergências e até mesmo ataques.
No entanto, há também exemplos brilhantes para serem
mostrados. Temos visto inúmeros esforços para melhorar o status dos professores
– por meio de programas de profissionalização e certificação, incentivos para o
trabalho em comunidades remotas e desfavorecidas, leis de salários-mínimos,
modelos de desenvolvimento de carreira, desenvolvimento profissional
continuado, apoio a professoras escaladas para trabalhar em localidades
remotas, apoio entre os próprios professores e tutoria intergeracional, prêmios
de reconhecimento e incentivo à progressão de profissional, aumento dos padrões
de admissão nos programas de treinamento, campanhas de conscientização pública,
cursos gratuitos e bônus de recrutamento. Todas essas práticas garantem
igualdade e qualidade, e fazem uma diferença real nos resultados de
aprendizagem; por isso, elas devem ser ampliadas e levadas adiante.
Nesse ponto, é essencial a ação internacional efetiva no
apoio a esforços nacionais para dar suporte a professores e instituições
educacionais, e para melhorar as oportunidades de educação para todas as
crianças. Todo esse trabalho deve garantir que a remuneração e as condições de
trabalho dos professores reflitam um comprometimento para fornecer educação de
alta qualidade, por meio de uma força de trabalho qualificada e motivada. É por
isso que os professores encontram-se no cerne da Iniciativa Mundial Educação em
Primeiro Lugar (Global Education First Initiative), do secretário-geral das
Nações Unidas, para garantir que toda criança vá à escola, receba educação de
qualidade e desenvolva um novo senso de cidadania mundial.
Hoje, esse é o nosso apelo para os professores. Junte-se a
nós para agradecer e apoiar os professores que temos e para recrutar novas
mulheres e homens, com o objetivo de construir sistemas educacionais mais
efetivos e preparar jovens e adultos para uma participação ativa e responsável
na sociedade. Não há base mais sólida para a paz duradoura e para o
desenvolvimento sustentável do que uma educação de qualidade fornecida por
professores bem treinados, valorizados, apoiados e motivados. A educação das
gerações futuras estará comprometida, a não ser que possamos superar o desafio
de colocar o melhor professor possível em cada sala de aula.
Autores do texto:
Irina Bokova, diretora-geral, UNESCO
Guy Ryder, diretor-geral, OIT
Anthony Lake, diretor-executivo, UNICEF
Helen Clark, administrador, PNUD
Fred van Leeuwen, secretário-geral, Education International
O Dia Mundial dos Professores, celebrado anualmente no dia 5
de outubro, é uma iniciativa da UNESCO, um dia dedicado à apreciação, avaliação
e melhoria dos educadores do mundo. O verdadeiro objetivo é reservar um tempo
para tratar das questões pertinentes aos professores. É estranho pensar que uma
das profissões mais importantes e vitais para a sociedade não receba o respeito
que merece em algumas partes do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário