sábado, 22 de junho de 2013

Onde o povo prefere pousar seu clunis(em latim, clunis são nádegas)?(PÃO E CIRCO CONTINUAM)



O imperador romano Vespasiano, que governou de 69 a 79, d.C, que em sua carta intitulada “Onde o povo prefere pousar seu clunis?” (em latim, clunis são nádegas) disse ao seu filho Tito:


“22 de junho de 79 d.C. Tito, meu filho, estou morrendo. Logo eu serei pó e tu, imperador. Espero que os deuses te ajudem nesta árdua tarefa, afastando as tempestades e os inimigos, acalmando os vulcões e os jornalistas. De minha parte, só o que posso fazer é dar-te um conselho: não pare a construção do “Colosseum”.

Em menos de um ano ele ficará pronto, dando-te muitas alegrias e infinita memória. Alguns senadores o criticarão, dizendo que deveríamos investir em esgotos e escolas. Não dê ouvidos a esses poucos. Pensa: onde o povo prefere pousar seu clunis: numa privada, num banco de escola ou num estádio? Num estádio, é claro.



Será uma imensa propaganda para ti. Ele ficará no coração de Roma por “omnia saecula saeculorum”, e sempre que o olharem dirão: ’Estás vendo este colosso? Foi Vespasiano quem o começou e Tito quem o inaugurou’.


Outra vantagem do “Colosseum”: ao erguê-lo, teremos repassado dinheiro público aos nossos amigos construtores, que tanto nos ajudam nos momentos de precisão. ’Moralistas e loucos dirão, que mais certo seria reformar as velhas arenas. Mas todos sabem que é melhor usar roupas novas que remendadas. “Vel caeco appareat” (Até um cego vê isso).


Portanto, deves construir esse estádio em Roma. Enfim, meu filho, desejo-te sorte e deixo-te uma frase: “Ad captandum vulgus, panem et circenses” (Para seduzir o povo, pão e circo). Esperarei por ti ao lado de Júpiter”.


Vespasiano morreu no dia seguinte à carta. Tito inaugurou o Coliseu com 100 dias de festa.



Aqui no Brasil:


Em Cuiabá, a Arena Pantanal terá quarenta e três mil e seiscentos lugares. No último campeonato do Mato Grosso, a média de torcedores foi interior a mil pessoas por partida.


Em Recife um novo estádio, embora todos os grandes clubes locais já tenham o seu. 


Em Manaus pior ainda. A arena terá quarenta e sete mil lugares. No último campeonato estadual, somando os 80 jogos, o público total foi de trinta e sete mil, novecentos e setenta e um torcedores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário